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Métodos inovadores proporcionam intensa troca de conhecimento entre professores e alunos


Há três anos, o Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro, decidiu abrir mão do modelo tradicional de aulas, com um professor apresentando o conteúdo na frente da classe. Os alunos passaram a ser divididos em grupos, cada um com uma mesa e um computador próprios. Atendidos por pelo menos dois professores em cada aula, eles passaram a trabalhar em um ambiente mais parecido com um espaço de “coworking” do que com uma universidade. É um exemplo mais radical de como a tecnologia está sendo usada para remodelar a metodologia de diversas instituições, envolvidas em uma busca pelo equilíbrio entre o novo e o tradicional. A tecnologia vem sendo lentamente incorporada ao cotidiano dos estudantes. Até porque a abolição completa do método que há anos é usado na maioria das escolas ainda é uma mudança muito extrema, inclusive para os alunos. “Acho que as aulas expositivas precisam existir”, diz Manuela Ravioli, 16, estudante do Colégio Mater Dei, em São Paulo. “Muita gente não conseguiria acompanhar o conteúdo”.

“Rupturas de cultura são sempre complicadas. No futuro, as famílias vão fazer escolhas. Se o aluno precisa apenas passar no vestibular ou receber uma educação diferenciada” Aleksej Junior, professor do Colégio Mater Dei

O uso de tecnologias como apps e equipamentos de realidade aumentada tem motivado os estudantes - Crédito Asiseeit

No Mater Dei, a lousa tradicional ainda é usada e vista como uma ferramenta válida, mas não é a única. “A tecnologia é mais uma ferramenta, mais um meio de transmitir o conteúdo para os alunos”, afirma o professor Aleksej Junior. O colégio instiga o aluno a buscar uma parte do conteúdo na internet, antes da aula, para que a troca de informações na sala seja mais rica. Os estudantes também são encorajados a deixar o celular em cima da mesa e usá-lo para buscar algo no Google ou assistir a um vídeo no YouTube. No colégio Pioneiro, também em São Paulo, o caso é semelhante. Projetos multidisciplinares fazem parte do currículo e incluem atividades de programação. Alunos montaram um console de videogame e um tapete de dança, por exemplo, usando conteúdos vistos em sala.

Apesar de usarem a tecnologia de maneiras mais ou menos intensas, todas as instituições têm em comum a valorização da cultura “maker”, derivada do pensamento faça você mesmo, responsável por valorizar as decisões dos alunos, e uma relação diferente com os professores, baseada na troca, não apenas na transmissão do conteúdo. “Sempre que você trabalha com uma linha autoral do aluno é difícil o projeto dar errado”, diz Débora Sebriam, coordenadora de tecnologia educacional do Pioneiro. Os resultados não são avaliados com métricas tradicionais, mas apontam um caminho promissor. “Estamos em beta permanente”, afirma Thiago Almeida, diretor de inovação do Celso Lisboa. “O índice de faltas diminuiu, assim como os atrasos e a evasão”, conta ele. Enquanto uma análise aprofundada para determinar o sucesso de longo prazo dessas abordagens ainda não é realizada, esses indícios mostram que os alunos estão mais motivados em sala de aula.

Reprodução. Créditos: ISTOÉ

Reprodução. Créditos: ISTOÉ

7 vantagens do uso de tecnologia na sala de aula

Muitos pais, acostumados com o modelo educacional de suas épocas, ainda desconhecem as vantagens do uso da tecnologia na sala de aula. Os mais conservadores imaginam, inclusive, que os apetrechos tecnológicos contribuem para a dispersão dos alunos.

No entanto, é preciso atualizar nosso entendimento sobre o uso dos facilitadores do aprendizado que fazem uso da tecnologia. Afinal, como você observará a seguir, existem diversas vantagens no uso dessas alternativas em sala de aula.

Vantagens de utilizar a tecnologia na sala de aula

As ferramentas que a educação dispõe no momento atual permitem uma variedade de formas de usar a tecnologia no ambiente escolar. Isso dependerá da capacidade de investimento e da criatividade dos educadores.

Independentemente da forma com que essas soluções são utilizadas, as vantagens percebidas costumam ser as mesmas. Confira 7 delas:

1. Melhora a interpretação das informações

As crianças de hoje em dia estão muito mais ativas! Isso se deve, também, pela quantidade de informação com que são bombardeadas diariamente. Ás vezes temos a impressão que os bebês já nascem sabendo utilizar as tecnologias.

Usar a tecnologia na sala de aula, a favor da aprendizagem aguça a percepção das crianças. Com um equipamento de realidade virtual, por exemplo, o encanto por determinada matéria pode ser amplificado e o aprendizado mais facilmente consolidado.

2. Possibilita a discussão dos temas das aulas

O uso de smartphone com acesso à internet na escola pode ser utilizado a favor da educação. A criação de fóruns para debate dos temas tratados em sala de aula estimula, a troca de informações, permite a interação entre os envolvidos e fornece o aprendizado.

Os estudantes que têm a possibilidade de ensinar alunos mais novos acabam por reforçar ainda mais o seu próprio conhecimento com a troca de informações. Os equipamentos com acesso à rede mundial de computadores propiciam um debate mais rico, pois as informações compartilhadas pelos professores são facilmente validadas pelos alunos.

3. Deixa a aula mais dinâmica e atraente

Por muitas vezes estarem acostumadas à utilização de aparatos tecnológicos desde a mais tenra idade, as crianças não se sentem tão estimuladas com aulas exclusivamente expositivas.

Quando estão diante a dispositivos tecnológicos, é como se uma mágica acontecesse e a atenção de todos eles costuma se voltar para o aprendizado. O foco no que realmente importa é uma vantagem considerável do uso da tecnologia na sala de aula.

4. Facilita a organização das informações

Quando um aluno conta com ferramentas tecnológicas como um computador ou tablet, fica mais fácil localizar suas anotações para os estudos.

O caderno pode ser destinado à prática da escrita, que é essencial e necessária. Usufruir dos benefícios — como ferramentas de buscas e compartilhamento de anotações — que o avanço tecnológico nos possibilita na educação, reforçando o aprendizado e otimizando os estudos se faz indispensável.

5. Estimula o autodidatismo

A internet é surpreendente. Talvez, você já tenha buscado algum vídeo do tipo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) para aprender a fazer uma receita ou arrumar alguma coisa em casa. Da mesma forma, a web pode ser utilizada para o aprendizado das crianças.

As escolas podem utilizar a internet como uma fonte rica de informação constante na potencialização do ensino. Um exemplo disso é a apresentação de canais de vídeo ou perfis de personalidades do ensino, além de estimular a busca constante por informações.

6. Reduz a evasão escolar

Quando a instituição de ensino oferece salas de aulas atrativas e conteúdos envolventes, respaldada em professores com qualidade reconhecida e uma estrutura adequada, fica fácil de imaginar porque a evasão escolar é reduzida.

Desenvolvendo o gosto pelo aprendizado nos alunos, certamente eles não terão preguiça para ir à escola ou se preparar para os trabalhos e provas, o que é grande vantagem ao usar a tecnologia em sala de aula.

7. Inclui os diferentes tipos de alunos

A tecnologia é um fator com enorme capacidade de abrangência. É possível utilizá-la, por exemplo, na inclusão de alunos com necessidades especiais. As telas de computadores ou tablet são facilmente adaptadas para as crianças com alguma acuidade visual e os equipamentos chamados de periféricos, como o mouse, podem ter design especial para facilitar a educação de crianças com limitações motoras.

O uso da tecnologia na sala de aula é vantajoso para o aprendizado dos alunos e deve ser uma das características avaliadas para escolher a melhor escola para o seu filho. Afinal, ao mesmo tempo que permite uma gama maior de formas de aprender, estimula as pessoas e auxilia na consolidação do aprendizado.

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